Você ainda gosta de barbie



É meio impossível achar uma menina que nunca gostou de uma Barbie ou ao menos que nunca teve vontade de ter uma, pensando nisso planejei um post sobre Barbies, a ideia era contar a história delas, porque foram criadas, porque viraram simbolo de beleza, mostrar um pouco delas pra vocês, mas será que vai ser possível?





Bom respondendo a essas perguntas: A Barbie foi criada em 1959 por Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler, em um documentário que eu assisti no próprio filme da Barbie dizia que a ideia surgiu por causa de sua filha barbara. Ruth sempre observava sua filha brincando com bonequinhas de papel pelos cantos, e imagina como devia ser horrível segurar aquela "boneca" sem conseguir mante-la reta. Pensando nisso, Ruth e seu marido tiveram a ideia de fazer bonecas que pudessem serem vestidas e manuseadas mais facilmente. Já no Wikipédia, se afirma que a menina Barbara sempre foi apaixonada por bonecas, mas sempre brincava com bonecas bebês até a sua adolescência, que foi quando sua mãe teve a ideia de fazer bonecas da mesma faixa etária que ela (filha) 
Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, a boneca foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959.
Ruth e Elliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, onde a Barbie foi fabricada. A boneca foi vendida a 3 dólares, nos primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas. - Fonte: Wikipédia




Essa seria a primeira Barbie já lançada, com um modelo bem pin up, ela agradou muito, fazendo assim com que a Barbie ganhasse várias outras versões, como a Barbie dançarina e logo apos ela ganhou família, iniciada pelo seu namorado Ken que foi lançado em 1961



E desde então não pararam mais de lançar Barbies. Na década de 60 Barbie ganhou visual novo e varias opções de cabelo, e roupas. Vestidões rodados, elegantes, e até Barbie com temática indiana esse era o inicio do imenso sucesso.


























Na década de 70 surgiram os corpos sarados, e finalmente se assumiu loira. Ganhou vários acessórios, braços que se moviam e versões da miss América.















Na década de 80 surgiram as primeiras Barbies Holiday que até hoje são consideradas itens colecionáveis, ela só são lançadas no natal, especialmente para comemorar a data. E ainda abusavam das temáticas, como Barbie patinadora, Barbie Day to Night, Barbie Cantora, Barbie Médica, sem esquecer de todos os acessórios que vinham com ela, ou vendidos separadamente como o carro da Barbie. 






























Na década de 90 surgiram as Barbies das famosas, Barbies Birthday, Barbies Fadas, Dançarinas, Noivas, sereias, índias, dentistas e as Barbies inspiradas nos próprios filmes, com Rapunzel, Lago dos Cisnes, Quebra nozes.







































Nos anos 2000, a Barbie estava muito mais elegante, com vestidos de gala e cabelos longos com penteados. Nessa mesma época, Barbie apareceu grávida e acompanhada de vários cachorros. Além disso foi lançada a primeira Barbie que cantava de verdade e outra que vinha com chapinha que deixava o cabelo de varias cores.

































De 2010 pra cá Barbie vem mostrando todo seu estilo e tecnologia, juntando todas qualidades anteriores, agora são lançadas Barbies de todos os tipos, desde elegantes até Surfistas, sempre inspiradas em seus filmes e ligadas na moda. Hoje em dia Barbie é considerada um ícone de beleza e sofisticação por muitas pessoas até ditando moda.































Bom espero que tenham gostado desse giro no tempo, e querendo ou não, nós sempre vamos lembrar dela nas nossas infância seja menino ou menina haha! Beijos :*

Um comentário: